DEMÊNCIA? Mas o que isso significa?

Muitas pessoas nos perguntam: Mas o que significa demência?

As síndromes demenciais são um conjunto de sintomas que podem acontecer como consequência de diversos problemas de saúde.

As características das demências são prejuízos na COGNIÇÃO – como dificuldades em atenção, em memória, em realização de atividades que necessitam de organização e planejamento mental, dentre outros; e piora da FUNCIONALIDADE – como dependência para atividades do dia a dia que antes eram realizadas com facilidade, o que causa necessidade de ajuda para realizar compras ou cozinhar, por exemplo.

Esses sintomas devem ser observados pelos familiares e constatados em testes aplicados em consultório pelo médico treinado para essa avaliação; e a pessoa precisa apresentar uma evidência clara de piora dessa cognição comparando-se com sua capacidade mental anterior.

Quando existe uma constatação de DEMÊNCIA, precisamos investigar a CAUSA desse problema.

As causas dessa síndrome mais comuns no nosso país são a Demência na Doença de Alzheimer, a Demência Vascular (como a causada por acidentes vasculares cerebrais- ou “derrames”), a Demência por corpos de Lewy, a Demência Fronto-temporal e Demência na Doença de Parkinson.

Algumas doenças clínicas podem simular quadros demenciais, como hipotireoidismo ou deficiência de vitaminas, o que torna essencial uma avaliação adequada.

Outro transtorno muito confundido com demências é a Depressão no idoso, cujos sintomas podem ser tão intensos, que afetam a capacidade para realização de tarefas do dia a dia, acometendo a memória e a atenção. Além de ser confundida com a demência, a depressão é ainda fator de risco para demências, o que torna essa questão ainda mais complexa.

Se existe uma suspeita de demência na sua família, procure um Geriatra, ou Psicogeriatra ou um Neurologista para esclarecimento e diagnóstico precisos.

www.nucleoallerevita.com.br

Telefone de contato: 37892340

Texto elaborado por Dra. Giovana Mol, Psicogeriatra no Núcleo Allerevita.